Notícias

Em reunião de Câmaras Especializadas, presidente da FENEMI divulga ações da entidade

Nessa segunda-feira, 22, às vésperas do CONEMI, a cidade de Joinville recebeu a reunião da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI). Durante o encontro, o presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (FENEMI), eng. mec. Marco Aurelio Candia Braga, apresentou as ações já realizadas pela Federação em todo o Brasil e adiantou o planejamento para o próximo ano.

Na oportunidade, o presidente da FENEMI falou sobre as iniciativas lideradas pela entidade no ano de 2018, tais como implantação de assessoria de imprensa, canais de comunicação, apoio a eventos e participação em chamamentos públicos para captação de recursos com vistas à promoção de eventos. “É um compromisso nosso, estender a atuação da FENEMI por meio da promoção de cursos, palestras para profissionais, acadêmicos e estudantes. Queremos fomentar o interesse nas Engenharias e aproximar os profissionais e sociedade da entidade”, afirmou Marco Aurélio.

O planejamento de eventos em 2019 também foi apresentado durante a reunião. Marco Aurélio ressaltou a importância do CONFEA e da MÚTUA que, por meio dos editais de chamamento público e patrocínio, permitem às entidades a oportunidade de promover tais eventos. A FENEMI também atua no apoio aos eventos nacionais do setor.

Na prévia da realização do maior congresso da Engenharia Mecânica e Industrial nacional, o presidente da FENEMI ressaltou a importância da realização do CONEMI, anualmente, que está na sua décima-oitava edição. “É um evento de promoção da integração social entre academia e mercado, uma excelente oportunidade para atualização de conhecimento, troca de experiências e divulgação de tudo que há mais atual na área”, afirmou.

Na ocasião, o representante da CCEEI na comissão de harmonização CAU x CONFEA e segundo vice-presidente da FENEMI, eng. mec. Josias Gomes Ribeiro Filho, ressaltou a importância da da presença da entidade nas reuniões da Comissão. Para finalizar, Marco Aurélio solicitou o apoio dos coordenadores na criação de Abemec’s nos estados em que não há associação.

Jovem cientista, que será um dos palestrantes do CONEMI, tem atuação destacada em matéria na revista Exame

O cientista sul-mato-grossense Luiz Fernando da Silva Borges, 20 anos, natural de Aquidauana, teve seu trabalho destacado em matéria da publicação nacional Revista Exame, veiculada no site, nesta sexta-feira (5).

Borges desenvolveu um sistema que permite comunicação com pacientes em coma. O jovem será um dos palestrantes presentes no XVIII CONEMI, que acontece entre os dias 23 a 25 de outubro, em Joinville (SC).

O jovem cientista já carrega grandes conquistas na sua carreira. Em 2016 e 2017, foi vencedor no Intel International Science and Engineering Fair, na categoria engenharia biomédico. O reconhecimento ajudou Luiz a desenvolver o computador capaz de traduzir sinais do cérebro de pacientes em coma.

A previsão é que até o final do ano, Luiz Fernando possa testar o aparelho portátil em pacientes da Santa Casa de Campo Grande com ajuda de profissionais da Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.

Luis Fernando fará sua palestra no CONEMI no dia 25 de outubro. As inscrições estão abertas até o dia 19 de outubro e podem ser realizadas no site: http://conemi.org.br

Confira matéria completa em https://exame.abril.com.br/ciencia/brasileiro-de-20-anos-cria-sistema-de-comunicacao-com-pessoas-em-coma/

ABEMEC-RS promove XI SEEMI

Entre os dias 1º e 3 de outubro, a Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, Seção Rio Grande do Sul (ABEMEC-RS) promove o XI Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial, o maior evento da entidade. Nesta edição, a cidade de Erechim recebe o encontro, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). O evento conta com o apoio da Federação Nacional da Engenharia Mecânica e Industrial (FENEMI).

O evento será realizado conjuntamente com o IV CONIGTI-Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação, promovido pela Universidade. De acordo com o presidente da ABEMEC-RS, eng. mec. Carlos Silveira, “o principal objetivo com a realização do nosso XI SEEMI será, como sempre, o intercâmbio de conhecimentos técnicos entre indústria, profissionais, educadores e alunos, proporcionando assim a aproximação destas importantes áreas da nossa sociedade tecnológica”

SEEMI - Promovido anualmente, o evento é itinerante, promovido sempre em uma cidade do estado, em parceria com uma universidade que possua cursos de Engenharia, na área Industrial Mecânica. O SEEMI já foi realizado nas universidades: PUC-RS em Porto Alegre, UNISC em Santa Cruz do Sul, FEEVALE em Novo Hamburgo, FAHOR em Horizontina e UNIVATES em Lajeado. O evento conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS)  e da MÚTUA-RS.

A programação completa pode ser conferida no link: http://bit.ly/2xChQQx

ABEMEC-RS – A Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, Seção RS, abrange e congrega associados, profissionais de todo o estado do Rio Grande do Sul, das áreas Mecânica e Industrial como: Metalúrgica, Naval, Aeronáutica, Automobilística, Produção e outras congêneres.

 

Inscrições abertas: It Fórum Expo 2018 acontece em outubro

Nos dias 17 e 18 de outubro acontece o It Fórum Expo 2018, encontro que reúne profissionais do TI debatendo a tecnologia de informação e o futuro do setor no país. O evento acontece no centro de convenções e exposições Transamérica Expo Center, de São Paulo e conta com o apoio da (FENEMI) Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial.

O encontro tem como proposta discutir o cenário dos setores econômicos, como Transportes, Supply Chain, Logística, Recursos Humanos, Marketing e Vendas, Finanças e Compras. Além de debater maneiras para impulsionar organizações, carreira de profissionais de TI e de profissionais de outras áreas, que tem a tecnologia como ferramenta de trabalho.

O evento soma mais de 150 palestrantes de empresas como Senior Sistemas, Avaya, IBM, iFood, Coca-Cola Andina, SAP e Banco Santander. Com participação da humanoide Sophia e o CEO da Hanson Robotics, seu criador, além de presidentes de empresas como Oracle, Microsoft, IBM, Korn Ferry, Whirlpool, Flapper, Agibank, Great Place to Work, SAP, Cisco e Cubo.

O principal objetivo do IT Forum Expo, é apresentar estratégias para o Brasil se tornar um país inovador e inclusivo, tendo a tecnologia como a ferramenta que impulsiona não só o país mas, carreiras para um futuro melhor, no cenário de uma transformação digital, de uma sociedade 5.0.

As inscrições para participar do encontro já estão disponíveis com as seguintes opções de credenciais: Discovery, Connect, Immerse, CXO e Masterclass - todas com acesso as apresentações e experiências durante todo o evento. Engenheiros Mecânicos que se inscrevem no acesso Immerse e MasterClass com o cupom ABMEC30 ganham 30% de desconto.

Para mais informações e inscrições acesse o site: http://www.itforumexpo.com.br

FENEMI apoia a 9ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, que acontece em novembro no Paraná

A Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (FENEMI) apoia a 9ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo. Nesta edição, Curitiba (PR) foi escolhida para sediar o principal evento de construção sustentável da América Latina que será entre os dias 5 e 7 de novembro, no Salão Principal da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).

O evento busca reunir a cadeia produtiva da construção sustentável para fomentar o conhecimento e a tecnologia voltados à geração de negócios oferecendo conteúdo técnico de expressividade aos profissionais, gestores públicos e acadêmicos de áreas como construção, arquitetura, engenharia, agronegócio, sustentabilidade, habitação e outras.

Ao todo serão mais de 40 sessões educacionais divididas entre palestras, apresentação de trabalhos técnicos, além de workshops, eventos de networking e visitas técnicas em edifícios de destaque, abordando diferentes segmentos de energias renováveis e soluções de sustentabilidade.

Neste ano, o evento será realizado simultaneamente a outros dois eventos que tem finalidades em comum com a Greenbuilding, sendo a 5ª edição do Smart Energy Paraná, voltado à eficiência energética e energias renováveis, e o ASHRAE Brasil Chapter, sobre a eficiência energética em edificações. Ambos com objetivo de discutir a importância da utilização de fontes renováveis de energia para o desenvolvimento, despertar conhecimento técnico sobre o tema e promover a geração de negócios.

Prorrogado prazo de submissões de trabalhos acadêmicos para o XVIII CONEMI

Foi prorrogado o prazo para submissões de trabalhos acadêmicos para o XVIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (CONEMI). O período de apresentações, que terminaria no dia 16 de setembro, foi ampliado para o final do mês, dia 30.

Para submeter um trabalho, é necessário que seja feito um cadastro na plataforma Galoá. Serão aceitos dois tipos de apresentações, oral e poster. O limite de publicações é de dois, com até quatro coautores. Todos os detalhes para submissão de trabalhos devem ser consultados na plataforma, disponível para acesso no site do CONEMI (www.conemi.org.br)

CONEMI - O evento que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro na cidade de Joinville, Santa Catarina, é realizado pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (FENEMI) e pela Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos Seção Santa Catarina (ABEMEC-SC). Tem como objetivo unir profissionais de Engenharia do Confea/Crea e Mútua, pesquisadores, professores e acadêmicos do curso de engenharia para debater e compartilhar experiências entre os profissionais da área.

Com o tema “O futuro das energias sustentáveis e os desafios para a Engenharia Industrial”, o Congresso será divido em diversas atividades, como palestras, minicursos, sessões e visitas técnicas, ministradas por profissionais renomados de diversos Estados brasileiros. Além da apresentação dos artigos aprovados.

Ao final do congresso o certificado será disponibilizado pelo site da Conemi. As inscrições para o Congresso seguem normalmente até o dia 19 de setembro, com uma taxa que varia de acordo com as atividades inclusas e da área profissional.

Para se inscrever, acesse o link: https://registration.galoa.com.br/br/realm/conemi-2018/registration/login

 

 

 

 

 

Diretor da Fenemi participa de reuniões em Brasília sobre atuação do Confea e CAU-BR

O engenheiro mecânico Josias Ribeiro, 2º vice-presidente da FENEMI, participou em Brasília de uma reunião para discutir a elaboração da resolução conjunta do CONFEA e CAU-BR que visa atender às questões de sombreamento em campos de atuação entre as profissões dos dois Conselhos Federais.

Estão previstos ainda 5 encontros no 2º semestre, todos na Sede do Confea em Brasília. A Comissão Temática de Harmonização Interconselhos - CTHI é constituída de Conselheiros Federais do CONFEA e de um representante de cada uma das modais de engenharias Mecânica, Civil e Elétrica.

Indicado pela Coordenadoria de Câmaras de Engenharia Mecânica e Industrial do Confea, o 2º vice-presidente da FENEMI, o eng. mec. Josias Ribeiro, é Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia do CREA-MG e vice-presidente da ABEMEC-MG.

FENEMI apoia o maior Encontro das Engenharias do Brasil, que acontece em 2019 em Brasília

A Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (FENEMI) é parceira do maior Encontro das Engenharias do Brasil (ENDEB). O evento acontece entre os dias 14 a 16 de novembro de 2019, em Brasília, Distrito Federal.

Com um novo conceito de evento, o objetivo é reunir diferentes públicos como profissionais da área, professores, instituições de ensino, empresários, empresas de todo o país para somar, compartilhar experiências e aprendizados.

A FENEMI, entidade associativa que representa a Engenharia Mecânica e Industrial, apoia os eventos ligados à Engenharia com o intuito de promover o desenvolvimento científico, técnico e cultural entre os profissionais e acadêmicos ligados às essas áreas.

Para quem tem ou trabalha em uma empresa, quer fazer parte desta história e confirmar presença no maior Encontro das Engenharias do Brasil, pode se inscrever pelo site: https://goo.gl/7Rs8Zk Ou pode entrar em contato com os organizadores pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

XVIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial será realizado em outubro

Estão abertas as inscrições e submissões de trabalhos acadêmicos para o XVIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (CONEMI), que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro na cidade de Joinville, Santa Catarina - na Universidade Univille.

O evento, realizado pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (FENEMI) e pela Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos Seção Santa Catarina (ABEMEC-SC), tem como objetivo unir profissionais de Engenharia do Confea/Crea e Mútua, pesquisadores, professores e acadêmicos do curso de engenharia para debater e compartilhar experiências entre os profissionais da área.

Com o tema “O futuro das energias sustentáveis e os desafios para a Engenharia Industrial”, o Congresso será divido em diversas atividades, como palestras, minicursos, sessões e visitas técnicas, ministradas por profissionais renomados de diversos Estados brasileiros.  Além da apresentação dos artigos aprovados.

Ao final do congresso o certificado será disponibilizado pelo site da Conemi. As inscrições seguem até o dia 19 de outubro, a taxa varia de acordo com as atividades inclusas e da área profissional.

Manutenção às cinzas

Brasília, 03 de setembro de 2018

Em um País onde decisões técnicas são revogadas por não técnicos, a manutenção vira cinzas carregadas pela brisa acumulando-se pelas superfícies por onde passam, levando uma mensagem de socorro à engenharia nacional.

Nos últimos anos são tantos exemplos de negligência aos normativos e preceitos técnicos que a cálida sociedade só pode lamentar a perda de sua memória histórica, quando não de seus semelhantes.

Observando estarrecida artefatos que esperaram mais de mil anos para serem cremados, incinerados na literalidade pelo fogo que incendiou mais um Museu, mas também "queimados" pelo descaso dos responsáveis pelo envio de recursos e contratação de uma manutenção efetiva.

Das cinzas desse incêndio, as autoridades tentam "apagar outro incêndio" liberando verba de reconstrução que poderiam financiar pelo menos 10 anos de manutenção digna ao Museu, que agora arrefece sua edificação, em medida tardia a manutenção corretiva é mais dispendiosa que a preventiva, mas nesse caso é apenas possível reparar e reconstruir as instalações o que foram queimadas, mas jamais poderemos repor artefatos que eram únicos.

A FENEMI (Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial) se compadece com uma irrecuperável memória de mais um lastimável incêndio ocorrido salientando que as ações nesse momento devem ser corretivas, nesse caso, mas preventivas e preditivas nos demais museus e patrimônios da humanidade, fazendo-se a sugestão de mapeamento e implantação de programa nacional para a correta manutenção de nossos acervos nacionais.

Assegurando dessa forma o acesso à nossa história para as gerações futuras e quem sabe promover uma melhor conscientização de todos para que a manutenção seja enxergada como um processo de constante atualização e gestão de nossos ativos, atuando de forma preventiva e progressiva.

FENEMI
Presidente, eng mec. Marco Aurelio Candia Braga
Vice-presidente, eng. mec. Gutemberg Rios

Página 1 de 6